logo onde esta a industria moveleira
banner onde esta a industria moveleira intersind uba

A campanha “Onde está a indústria moveleira?” busca fortalecer a conexão entre a sociedade e o polo moveleiro, evidenciando seu impacto positivo em áreas como saúde, educação, esporte, lazer, economia e tecnologia.

Além disso, visa conscientizar sobre as vantagens de contar com um polo industrial que impulsiona o desenvolvimento econômico e social da região.

Ubá - Capital Estadual da Indústria Moveleira

Ubá é vista como uma das principais cidades da Zona da Mata e se destaca pelo grande centro comercial e industrial. A cidade possui cerca de 116 mil habitantes e a sua indústria de móveis responde pela maior parte do PIB municipal. A cidade é o centro do maior polo moveleiro do estado de Minas Gerais e o terceiro maior do país.

Ubá está localizada entre grandes centros urbanos e é bem servida por malhas rodoviárias estaduais e federais, contando também com acesso aéreo através do aeroporto regional da Zona da Mata.

uba

O polo moveleiro de Ubá e Região

O polo moveleiro de Ubá foi criado com investimentos de marceneiros e empreendedores que, com capacitação e tecnologia de ponta, desenvolveram suas empresas e contribuíram para o crescimento da cidade e região. O reconhecimento dos móveis produzidos no município e região é fruto desta credibilidade conquistada e da expansão contínua destes negócios.

É constituído por mais de 400 empresas de móveis, atualmente é composto por 26 municípios da região, Astolfo Dutra, Cataguases, Descoberto, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Leopoldina, Mercês, Piraúba, Paula Cândido, Rio Novo, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Silverânia, Tabuleiro, Tocantins, Ubá, Viçosa, Visconde do Rio Branco, gerando para esta região mais de 16 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

Onde está a indústria moveleira?

seguranca

Segurança

• A indústria moveleira de Ubá contribui para a redução da violência e melhora a sensação de segurança com a geração de empregos.

• O crescimento da indústria levou à instalação do Corpo de Bombeiros, proporcionando atendimento especializado e ágil a acidentes.

• Aumento da demanda por segurança privada, com empresas do setor contratando serviços de vigilância e monitoramento, proporcionando maior proteção para as indústrias e residências particulares.

Saúde

• O crescimento econômico gerado pela indústria moveleira impulsiona
investimentos em saúde, ampliando hospitais e clínicas, aumentando o número de profissionais da saúde para atuar em Ubá e região.

• Apoio a instituições de saúde, como a APAE e o Núcleo do Câncer, por meio de projetos sociais.

• A arrecadação de impostos gerada pela indústria permite ao município melhorar políticas de saúde pública e ampliar serviços médicos.

saude

Educação

• Com o crescimento das indústrias em nosso polo, viabilizou a chegada de
instituições educacionais, como a escola SESI, contribuindo com uma
educação de qualidade e a deixando mais acessível.

• Bolsas de estudo e parcerias com universidades ajudam a formar futuros
profissionais nas áreas de design e administração, por exemplo.

• Empresas realizam parcerias educacionais para promover cursos técnicos que atendem às necessidades da indústria, através do SENAI.

Educacao
esporte

Esporte

• Investimentos diretos em patrocínio de eventos esportivos e apoio à formação de atletas locais.

• Melhoria da infraestrutura esportiva em clubes e centros esportivos, incentivando a prática de atividades.

• Promoção de campeonatos internos nas fábricas para engajar colaboradores e a comunidade com o esporte.

Lazer

• Apoio a eventos culturais e sociais, como o Bloco do Leão e o Encontro de Pagodeiros, promovendo integração comunitária.

• Promoção de atividades internas recreativas para fortalecer o relacionamento entre os colaboradores.

lazer

Economia

• A indústria moveleira gera empregos diretos e indiretos, movimentando a economia do polo.

• Apoio ao comércio através do aumento da renda e demanda por produtos e serviços.

• Atração de investimentos, impulsionando o crescimento econômico sustentável de Ubá e da região.

economia
tecnologia

Tecnologia

• Investimentos em inovação tecnológica, como automação de produção e uso de sistemas de gestão avançados, melhorando a competitividade comercial.

• Promoção da digitalização e modernização de processos, facilitando a integração com mercados internacionais.

• A necessidade do moveleiro em buscar soluções tecnológicas, ajudou a superar desafios da indústria, beneficiando o comércio.

Intersind

O Polo Moveleiro de Ubá, liderado pelo Intersind, é hoje reconhecido em todo o país como um arranjo produtivo modelo. Uma Portaria Interministerial assinada, em 2004, pelos Ministérios do Desenvolvimento, Planejamento, Ciência e Tecnologia e Integração Nacional, atestou o APL certificando-o para receber apoio integrado do Governo Federal para a execução das ações necessárias ao crescimento de toda a região.

IMG 3483
Presidente

Gilberto Coelho

Dia

Segunda-feira à Sexta-feira

Sábado e Domingo

Manhã

08h - 12h

Fechado

Tarde

13h30 - 17h30

Fechado